
Ricardo Almeida

Ricardo Almeida

Sónia Carvalho

Sónia Carvalho

Domingos Loureiro

Luís Fortunato Lima

João Galrão (cortesia Galeria Graça Brandão)

João Galrão (cortesia Galeria Graça Brandão). Domingos Loureiro (direita)
LAP, 2009
LIVING ART Project* _LAP, 2009
”Objectos ansiosos expressam a liberdade do artista contemporâneo”
Num espaço experimental e descontextualizado surge um desafio a um colectivo de jovens artistas plásticos.
A proposta é LIVING Art Project. O design minimal contemporâneo do local obriga a uma reflexão entre as relações entre o design e a arte contemporânea. Trata-se, portanto, de intervir de modo a introduzir um objecto, um conceito, uma forma de olhar coerente com o espaço proposto. As obras situar-se-ão de forma harmoniosa, sem confronto formal, privilegiando a experiência física do espectador, posicionando-se como complemento ao espaço que a incorpora.
O artista apoiado no seu próprio trabalho, na sua prática, no seu universo pessoal, pesquisará e encontrará as possibilidades de entendimento ou ruptura com o espaço de expressão experimental.
Sobra a questão: na prática artística contemporânea, são as intervenções plásticas limitadas pela natureza do espaço onde se inserem? Ou antes: devem-lhes obediência, ou devem rebelar-se?
In Loco
LIVING Art Project é uma Exposição colectiva de Artes Plásticas no Porto Palácio Hotel Congress & Spa.
Situado em plena Avenida da Boavista, o edifício do Hotel destaca-se do exterior pela obra do reputado escultor Pedro Cabrita Reis. É das principais intervenções públicas de arte contemporânea existentes na cidade do Porto. Ainda no exterior temos um painel de Paulo Neves, e no interior podemos encontrar outras obras, nomeadamente de Domingos Loureiro no hall da Sala de Congressos. O espaço expositivo é um Hall, sala de estar, convívio e degustação situado no Piso – 1 do Hotel.
Ricardo Almeida, 2009 (Curador e artista plástico)