LAP, 2009
LIVING ART Project* _LAP, 2009
”Objectos ansiosos expressam a liberdade do artista contemporâneo”
Num espaço experimental e descontextualizado surge um desafio a um colectivo de jovens artistas plásticos.
A proposta é LIVING Art Project. O design minimal contemporâneo do local obriga a uma reflexão entre as relações entre o design e a arte contemporânea. Trata-se, portanto, de intervir de modo a introduzir um objecto, um conceito, uma forma de olhar coerente com o espaço proposto. As obras situar-se-ão de forma harmoniosa, sem confronto formal, privilegiando a experiência física do espectador, posicionando-se como complemento ao espaço que a incorpora.
O artista apoiado no seu próprio trabalho, na sua prática, no seu universo pessoal, pesquisará e encontrará as possibilidades de entendimento ou ruptura com o espaço de expressão experimental.
Sobra a questão: na prática artística contemporânea, são as intervenções plásticas limitadas pela natureza do espaço onde se inserem? Ou antes: devem-lhes obediência, ou devem rebelar-se?
In Loco
LIVING Art Project é uma Exposição colectiva de Artes Plásticas no Porto Palácio Hotel Congress & Spa.
Situado em plena Avenida da Boavista, o edifício do Hotel destaca-se do exterior pela obra do reputado escultor Pedro Cabrita Reis. É das principais intervenções públicas de arte contemporânea existentes na cidade do Porto. Ainda no exterior temos um painel de Paulo Neves, e no interior podemos encontrar outras obras, nomeadamente de Domingos Loureiro no hall da Sala de Congressos. O espaço expositivo é um Hall, sala de estar, convívio e degustação situado no Piso – 1 do Hotel.
Ricardo Almeida, 2009 (Curador e artista plástico)