Francis Bacon (Ed. Pompidou)

Category : Art, Books
Date : 18/11/2015

Francis-Bacon-Centre-Pompidou

Francis Bacon, edição do Centre Pombidou, Paris, 1996.

Francis Bacon, filho de pais ingleses, nasceu em 28 de Novembro de 1909 em Dublin, Irlanda. Depois de viajar para a Alemanha e França ainda jovem, estabeleceu-se em Londres, onde começou a sua carreira como pintor autodidacta. A maioria das suas pinturas da década de 1940 e 60 retratam a figura humana em cenas que sugerem a alienação, violência e o sofrimento. Provocante, expressiva e por vezes grotesca, a obra de Bacon é considerado uma das mais importantes da era do pós-guerra. Morreu em Madrid, Espanha, em 28 de Abril de 1992.

Francis-Bacon-by-John-Minihan

Mesmo durante um período em que a arte moderna foi dominada pela abstracção, Bacon continuou a pintar a figura humana. O uso emocional de pinceladas e cores, bem como o seu exagero das formas levou a ser rotulado como um artista expressionista, embora rejeite esse termo.

Algumas das obras da década de 1960 de Bacon retratam uma figura masculina solitária num cenário em forma de arena. Outros apresentam figuras nuas, muitas vezes com proporções e características grotescamente alterados. Os temas da violência e mortalidade são fundamentais na sua obra. Pintou frequentemente retratos de pessoas conhecidas do maintream da época, como o amigo, o artista Lucian Freud, ou o cantor Mick Jagger e George Dyer, seu amante.

A sensação do corpo como metamorfose, de uma crueldade, onde uma única figura se apresenta sobre níveis sensitivos opostos. Há graus de queda, de curvatura ou de dilatação, forças que se exercem sobre o corpo segundo um ritmo que Bacon procura tornar visível. Essa visibilidade, que toma a profundidade do corpo, tocando as dimensões que contraem ou dilatam, deixa de ser narrativa. A narração desenvolve-se somente sobre um nível de sensação. (A partir da Logique de la Sensation de Gilles Deleuze).

Three_Studies_for_Figures_at_the_Base_of_a_Crucifixion_Francis-Bacon
Three Studies for Figures at the Base of a Crucifixion

@